Contratação de equipes para período sazonal... E agora
Contratação de equipes para período sazonal… E agora?
11 de setembro de 2017
que tipo de líder você é
Que tipo de líder você é
17 de outubro de 2017
Exibir tudo

Estoque certo para o fim do ano

estoque certo para o fim do ano

Se a sua empresa tem um pico das vendas agora no final do ano, você já deve estar pensando nas compras. Ter os produtos certos e as quantidades ideais fará com que maximizem a receita e o resultado da sua empresa.

Para que isso aconteça, é indispensável que se busque o histórico de vendas e programe como deverão acontecer nesse novo fim de ano.

Além disso, importantíssimo conhecer a qualidade e a quantidade do seu estoque. Pensando numa curva ABC, quais são os produtos que não poderemos correr o risco de não ter na loja, pois são os campeões de venda? Quais são aqueles, com giro de estoque* baixo, que até precisamos ter, mas não devemos ter em quantidade muito elevada? 

Estas respostas são fundamentais para conseguirmos pensar nas compras.

Se a sua empresa ou loja vende produtos de categorias diferentes, você precisa pensar quanto deverá comprar de cada uma. Se o seu negócio é vestuário, você precisa pensar quanto comprar de cada artigo, respeitando a grade de cores e tamanhos. Obviamente, comprando mais aquilo que sai mais. Se o seu negócio tem a ver com alimentos e produtos de curta validade, sua programação deve ser ainda mais ajustada.

Faça a conta daquele estoque que você comprou a mais e que terá que dar descontos para conseguir desová-lo. Até quanto poderá reduzir o seu preço? Quanto isso afetará o seu resultado? Mas isso, podemos tratar num novo artigo.

Analise, programe e capriche nas compras. E usufrua de um final de ano diferente e mais bem sucedido.

Márcio Iavelberg
Márcio Iavelberg

Graduado em Administração, com MBA em Finanças pela USP e Especialização em Direito Tributário pela FGV, sócio fundador da Blue Numbers Consultoria, já encabeçou mais de 600 projetos em pequenas e médias empresas.

Autor do livro: “Como administrar seu consultório e suas finanças pessoais”. Mais de 400 matérias em sites e revistas como: Exame, Exame PME. Valor Econômico, Terra, UOL, entre outros.

Participou como consultor nos programas: Extreme Makeover (Revista PEGN), Impulso Digital (UOL), Choque de Gestão (Exame PME) e Virada de Mestre.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *