O objetivo é rentabilizar

Trabalhar muito, mas com direcionamento. Entender o negócio é fechar as contas no azul.

Muitas empresas adotam a filosofia de que o importante é ter resultado, mas poucas cabeças conseguem acompanhar. Para muita gente, ainda trabalhar duro como dez, doze ou até catorze horas por dia significa eficiência, equipe motivada ou coisa do gênero.

Trabalhar esse tanto, mas ainda sabendo para qual direção acelerar, isso sim é usufruir de bons ventos.

Muitos escritórios cresceram em outros tempos e hoje fica difícil de mudar a filosofia, mesmo porque foi no formato antigo que o sucesso apareceu.

A seguir apresentamos cinco itens que podem lhe ajudar a repensar a sua maneira de lidar com o seu negócio e trazer grandes vantagens competitivas:

  1. Lucratividade – Identifique seus diferentes serviços oferecidos e considere encerrar ou, pelo menos, repensar os não lucrativos. 

 

  1. Planejamento – Comece a trabalhar com orçamento – planeje antes de executar e monitore se está tendo eficiência em sua atividade. Dedique mais tempo para pensar em seu negócio. Trabalhar sem planejamento pode dar a impressão de que o tempo é cada vez mais raro e o resultado financeiro cada vez mais difícil de alcançar. Os problemas financeiros nem sempre serão resolvidos com o aumento da carga de trabalho. O segredo pode estar exatamente ao contrário. Trabalhar demais acaba tomando o tempo do planejamento e, por sua vez, do direcionamento mais eficaz do trabalho.
  2. Indicadores de eficiência – Depois de planejar e executar seu trabalho, crie mecanismos para analisar e criticar se está sendo feito da melhor maneira possível. Para tanto, é preciso desenvolver alguns indicadores de desempenho como: receita por funcionário, gastos administrativos dividido pela receita, gastos administrativos versus número de casos trabalhados no escritório, entre outros.
  3. Redução de gastos – É importante conhecer as despesas do escritório para montar um plano de redução de gastos. Normalmente foca-se no faturamento; enquanto isso parte desse dinheiro está indo pelo ralo.
  4. Transparência – Vale à pena evitar constrangimento e dor de cabeça no futuro. Cheque as contas correntes da empresa, todos os dias. Confronte a movimentação bancária (principalmente as receitas) com o movimento ocorrido. Certifique-se de que tudo corre da maneira mais correta e transparente. Não dê espaço para ser enganado e nem desconfiança onde não deve ter. Tanto você, quanto seus funcionários se sentirão mais confortáveis.
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp