Redução de Custos
- Identifique seus diferentes negócios e considere encerrar os não lucrativos.
- Instale e monitore duramente os budgets departamentais.
- Dedique mais tempo ao seu negócio.
- Desenvolva e preste mais atenção, e com freqüência, aos principais indicadores de seu negócio.
- Reduza a retirada dos donos, ao mínimo para cobrir suas despesas.
- Por alguns meses o dono deve assinar todos os cheques de despesas, e eliminar as supérfluas.
- Tenha cash flows preparados mensalmente para eliminar empréstimos desnecessários.
- Autorização de despesas passa ao nível mais alto do que o normal.
- Institua um programa de incentivo às sugestões de idéias de funcionários.
- Desenvolva relatórios semanais resumidos e atualizados de seus itens críticos.
- Desligue as luzes não necessárias e o ar condicionado sempre que possível.
- Sub-loque seus espaços livres de escritório.
- Reforce controles para suprimir roubos internos.
- Analise se desfazer de inventários com baixa rotação ou obsoletos
- Use fax e emails para economizar em moto-boy.
- Se V. não obtém bons descontos por comprar quantidade, faça pedidos menores.
- Controle uso pessoal de carros da empresa.
- Pague as contas somente nas últimas datas.
- Considere se bônus são justificáveis; bônus são devidos sobre performance de lucro.
- Se tiver que comprar maquinário, pesquise custo/benefício ao máximo.
- Diminua ao mínimo os recolhimentos de previdência. Se necessário adie pagamentos.
- Elimine duplicações de compras, assinaturas de revistas e jornais.
- Corte despesas de representação.
- Reuniões só no escritório e não externas.
- Passe a xerocar na frente e no verso do papel
- Cancele seguro de veículos e equipamentos que não estão sendo usados.
- Terceirize tudo que represente adiamento ou prazo extra para pagamento.
- Corte despesas de viagem ao máximo. Use ônibus ou carro sempre que possível.
- Investigue todas possibilidades fiscais de adiamento de impostos.
- Identifique um responsável pelo depósito de matérias de escritório e instale duro controle.
- Negocie mudanças de acordo de pagamento com fornecedores e force adiamentos.
- Informe-se. Utilize seu computador para comparar performances atuais versus estimadas.
- Corte despesas de correios e comunicação institucional.
- Gerenciamento de Crédito e Ativos
- Mais que nunca, compre melhor. Compare preços e condições com mais detalhes.
- Peça vários orçamentos para todas despesas importantes.
- Considere leasing equipamentos e imóveis ao invés de aquisição.
- Venda os ativos desnecessários.
- Para suas cobranças, use os métodos mais fáceis de pagamento.
- Cobre multas de atrasos.
- Aperte as condições de crédito para todos clientes.
- Credito para novos clientes deve ser checado melhor que antes.
- Concentre empréstimos para obter melhores taxas.
- Negocie os pagamentos de leasing para ser feitos nos meses de melhor cash flow.
- Prepare analises comparativas de preços da concorrência.
- Esteja seguro que seus clientes entendam suas condições de venda.
- Considere fazer cobranças quinzenais ao invés de mensais.
- Investigue todas as maneiras de envolver ao mínimo seus bens pessoais.
- Negocie rapidamente disputas de pagamentos de clientes.
- Receitas inesperadas vão direto para a melhoria do caixa.
- Acompanhe o contas a receber de cada cliente. Contate imediatamente se houver atrasos.
- Comunicação com entidades externas
- Garanta uma linha de crédito agora, antes de V. realmente precisar.
- Instale um esquema especial de cobranças. Se necessário contrate terceiros.
- Consulte com a seguradora maneiras de diminuir seus custos.
- Consulte com o seguro saúde também.
- Reúna-se freqüentemente com seu contador, seu advogado e banqueiro, buscando idéias.
- Considere terceirizar sua folha de pagamento
- Considere uma associação ou parceria para levantar fundos necessários.
- Negocie abatimentos em todos seus aluguéis.
- Identifique fontes alternativas de financiamento.
- No fim do ano, muito cuidado com o planejamento de impostos.
- Recursos de Marketing
- Mantenha a qualidade das relações com seus clientes.
- Acompanhe a concorrência e similares para entender suas ações nesta crise.
- Entende bem e utilize suas vantagens competitivas. Instrua funcionários e revendedores.
- Avalie cuidadosamente a precificação de seus produtos e analise a possibilidade de reajustes.
- Os donos e altos executivos tem que se aproximar o mais possível dos clientes, para saber de suas necessidades de produtos e serviços.
- Crie pacotes de produtos ou serviços e os ofereça a preços atrativos para estimular vendas.
- Investigue produtos e serviços similares para identificar novos mercados.
- Mantenha-se atualizado com as publicações e órgãos de seu ramo de negócio.
- Administre com atenção e cautela o seu budget de propaganda e marketing.
- Recursos Humanos
- Solicite a cada gerente que apresente plano de corte de despesas suas e de outras áreas.
- Discuta a crise econômica com seu staff para motivá-los psicologicamente e a fazer um bom trabalho.
- Monte um comitê para criar novas idéias de cortes de custo e implementar as já identificadas.
- Congele admissões e aumentos de salários.
- Use empregados temporários, sempre que possível.
- Use part-time ou estagiários.
- Elimine todas as horas extras que não sejam aprovadas por nível alto.
- Use pessoal interno para a manutenção de veículos e equipamentos.
- Reduza reuniões; use agenda para ter reuniões mais eficientes; marque hora de acabar a reunião.
- Treine os funcionários para fazer outros trabalhos além do atual.
- Acompanhe os funcionários para determinar sua produtividade. Troque os ineficientes.
- Aproveite a crise para identificar os melhores funcionários que agora estão no mercado.
- Envie apenas um funcionário para treinamento, ele deve passar seu conhecimento aos outros.