As 82 maneiras de economizar e gastar recursos escassos com sabedoria

Redução de Custos

  •  Identifique seus diferentes negócios e considere encerrar os não lucrativos.
  •  Instale e monitore duramente os budgets departamentais.
  • Dedique mais tempo ao seu negócio.
  • Desenvolva e preste mais atenção, e com freqüência, aos principais indicadores de seu negócio.
  • Reduza a retirada dos donos, ao mínimo para cobrir suas despesas.
  • Por alguns meses o dono deve assinar todos os cheques de despesas, e eliminar as supérfluas.
  • Tenha cash flows preparados mensalmente para eliminar empréstimos desnecessários.
  • Autorização de despesas passa ao nível mais alto do que o normal.
  • Institua um programa de incentivo às sugestões de idéias de funcionários.
  • Desenvolva relatórios semanais resumidos e atualizados de seus itens críticos.
  • Desligue as luzes não necessárias e o ar condicionado sempre que possível.
  • Sub-loque seus espaços livres de escritório.
  • Reforce controles para suprimir roubos internos.
  • Analise se desfazer de inventários com baixa rotação ou obsoletos
  • Use fax e emails para economizar em moto-boy.
  • Se V. não obtém bons descontos por comprar quantidade, faça pedidos menores.
  • Controle uso pessoal de carros da empresa.
  • Pague as contas somente nas últimas datas.
  • Considere se bônus são justificáveis; bônus são devidos sobre performance de lucro.
  • Se tiver que comprar maquinário, pesquise custo/benefício ao máximo.
  • Diminua ao mínimo os recolhimentos de previdência. Se necessário adie pagamentos.
  • Elimine duplicações de compras, assinaturas de revistas e jornais.
  • Corte despesas de representação.
  • Reuniões só no escritório e não externas.
  • Passe a xerocar na frente e no verso do papel
  • Cancele seguro de veículos e equipamentos que não estão sendo usados.
  • Terceirize tudo que represente adiamento ou prazo extra para pagamento.
  • Corte despesas de viagem ao máximo. Use ônibus ou carro sempre que possível.
  • Investigue todas possibilidades fiscais de adiamento de impostos.
  • Identifique um responsável pelo depósito de matérias de escritório e instale duro controle.
  • Negocie mudanças de acordo de pagamento com fornecedores e force adiamentos.
  •  Informe-se. Utilize seu computador para comparar performances atuais versus estimadas.
  •  Corte despesas de correios e comunicação institucional.

 

  • Gerenciamento de Crédito e Ativos
  • Mais que nunca, compre melhor. Compare preços e condições com mais detalhes.
  • Peça vários orçamentos para todas despesas importantes.
  • Considere leasing equipamentos e imóveis ao invés de aquisição.
  • Venda os ativos desnecessários.
  • Para suas cobranças, use os métodos mais fáceis de pagamento.
  • Cobre multas de atrasos.
  • Aperte as condições de crédito para todos clientes.
  • Credito para novos clientes deve ser checado melhor que antes.
  • Concentre empréstimos para obter melhores taxas.
  • Negocie os pagamentos de leasing para ser feitos nos meses de melhor cash flow.
  • Prepare analises comparativas de preços da concorrência.
  • Esteja seguro que seus clientes entendam suas condições de venda.
  • Considere fazer cobranças quinzenais ao invés de mensais.
  • Investigue todas as maneiras de envolver ao mínimo seus bens pessoais.
  • Negocie rapidamente disputas de pagamentos de clientes.
  • Receitas inesperadas vão direto para a melhoria do caixa.
  • Acompanhe o contas a receber de cada cliente. Contate imediatamente se houver atrasos.

 

  • Comunicação com entidades externas
  • Garanta uma linha de crédito agora, antes de V. realmente precisar.
  • Instale um esquema especial de cobranças. Se necessário contrate terceiros.
  • Consulte com a seguradora maneiras de diminuir seus custos.
  • Consulte com o seguro saúde também.
  • Reúna-se freqüentemente com seu contador, seu advogado e banqueiro, buscando idéias.
  • Considere terceirizar sua folha de pagamento
  • Considere uma associação ou parceria para levantar fundos necessários.
  • Negocie abatimentos em todos seus aluguéis.
  • Identifique fontes alternativas de financiamento.
  • No fim do ano, muito cuidado com o planejamento de impostos.

 

  • Recursos de Marketing
  • Mantenha a qualidade das relações com seus clientes.
  • Acompanhe a concorrência e similares para entender suas ações nesta crise.
  • Entende bem e utilize suas vantagens competitivas. Instrua funcionários e revendedores.
  • Avalie cuidadosamente a precificação de seus produtos e analise a possibilidade de reajustes.
  •  Os donos e altos executivos tem que se aproximar o mais possível dos clientes, para saber de suas necessidades de produtos e serviços.
  • Crie pacotes de produtos ou serviços e os ofereça a preços atrativos para estimular vendas.
  • Investigue produtos e serviços similares para identificar novos mercados.
  • Mantenha-se atualizado com as publicações e órgãos de seu ramo de negócio.
  • Administre com atenção e cautela o seu budget de propaganda e marketing.

 

  • Recursos Humanos
  •  Solicite a cada gerente que apresente plano de corte de despesas suas e de outras áreas.
  • Discuta a crise econômica com seu staff para motivá-los psicologicamente e a fazer um bom trabalho.
  • Monte um comitê para criar novas idéias de cortes de custo e implementar as já identificadas.
  •  Congele admissões e aumentos de salários.
  •  Use empregados temporários, sempre que possível.
  • Use part-time ou estagiários.
  •  Elimine todas as horas extras que não sejam aprovadas por nível alto.
  •  Use pessoal interno para a manutenção de veículos e equipamentos.
  •  Reduza reuniões; use agenda para ter reuniões mais eficientes; marque hora de acabar a reunião.
  •  Treine os funcionários para fazer outros trabalhos além do atual.
  •  Acompanhe os funcionários para determinar sua produtividade. Troque os ineficientes.
  •  Aproveite a crise para identificar os melhores funcionários que agora estão no mercado.
  •  Envie apenas um funcionário para treinamento, ele deve passar seu conhecimento aos outros.
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp