A necessidade de capital para um novo negócio dependerá muito do segmento escolhido, se vai ser uma franquia ou marca própria e local para estabelecer a empresa.
Falando em serviços, podemos escolher três exemplos para responder essa questão. Uma consultoria, por exemplo, dependerá de um baixo investimento com escritório, um site, carro e telefone, basicamente. Ainda falando de serviços, uma clínica de exames como ressonância magnética requererá um espaço maior, aparelhagem sofisticada e cara e, ainda, investimentos para sua divulgação. Um terceiro caso, como uma lavanderia ou escola de inglês, sendo franquias, o gasto será dentro de padrões pré estabelecidos pelo franqueador, assim como o local, a mobília, material a ser utilizado, taxas de publicidade, royalties e etc.
Quando falamos em comércio e indústria, também precisamos pensar nesses pontos todos descritos acima. Para a indústria existirá o investimento com maquinário e esse valor depende muito da tecnologia empregada.
Já no comércio, a maior necessidade de capital ficará por conta do estoque.
Um bom Plano de Negócios ajuda a estabelecer e a projetar todos esses gastos que acontecerão antes mesmo da abertura da empresa. Assim, evitam-se as surpresas.