A definição do preço de venda de um produto ou serviço é fator de extrema importância para a geração do resultado de uma empresa. Esse preço, combinado com uma quantidade vendida, resulta em receita, que deve ser suficiente para cobrir os custos variáveis e mais todas as despesas fixas; além de gerar uma lucratividade esperada. Além de todos os gastos habituais, deve-se provisionar ainda um valor para reinvestimento, como: renovação de equipamentos, manutenção das instalações, pagamento de alguma despesa que não estava provisionada (por exemplo, custas trabalhistas), ou, simplesmente, para mantermos uma reserva de segurança.
A definição do preço pode parecer simples, mas deve ser feita com inteligência estratégica e com objetivos claros.
É através do preço que se define: o mercado de atuação (segmentação e posicionamento), a projeção de lucro (garantindo, assim, a própria sobrevivência do negócio) e até a definição de quem serão os concorrentes, entre outros.
O processo de precificação deve seguir os seguintes passos:
- definição dos objetivos da precificação
- avaliação da resposta dos clientes
- análise do potencial de lucro
- definição do preço inicial
- ajuste dos preços, conforme necessidade
No próximo Post mostraremos as principais técnicas de precificação.
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