Formação do Preço de Venda

A definição do preço de venda de um produto ou serviço é fator de extrema importância para a geração do resultado de uma empresa. Esse preço, combinado com uma quantidade vendida, resulta em receita, que deve ser suficiente para cobrir os custos variáveis e mais todas as despesas fixas; além de gerar uma lucratividade esperada. Além de todos os gastos habituais, deve-se provisionar ainda um valor para reinvestimento, como: renovação de equipamentos, manutenção das instalações, pagamento de alguma despesa que não estava provisionada (por exemplo, custas trabalhistas), ou, simplesmente, para mantermos uma reserva de segurança.

A definição do preço pode parecer simples, mas deve ser feita com inteligência estratégica e com objetivos claros.

É através do preço que se define: o mercado de atuação (segmentação e posicionamento), a projeção de lucro (garantindo, assim, a própria sobrevivência do negócio) e até a definição de quem serão os concorrentes, entre outros.

O processo de precificação deve seguir os seguintes passos:

  1. definição dos objetivos da precificação
  2. avaliação da resposta dos clientes
  3. análise do potencial de lucro
  4. definição do preço inicial
  5. ajuste dos preços, conforme necessidade

  No próximo Post mostraremos as principais técnicas de precificação.

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