Uma das maneiras de chegar ao preço de venda final é fazer o cálculo através da Margem de Contribuição unitária (M.C.unit), que é a diferença entre o preço de venda e o custo direto de um produto ou serviço específico.
Através da M.C.unit. se observam quais os produtos que mais apresentam retorno à empresa. E, com isso, deve-se trabalhar com mais foco, visando sua colocação no mercado ou priorizar esforços quando aparecem limites de tempo ou pessoal, por exemplo.
O cálculo de Margem de contribuição é um processo de simulação e decisão. O profissional testa os impactos que as mudanças nos preços ou nas quantidades vendidas ou nos custos vão refletir no resultado da empresa.
Se o preço de venda for simplesmente baseado na Concorrência, muito provavelmente, a empresa desconhece seu sistema de custos. E se torna muita frágil num mercado de intensa concorrência, com adversários maiores e com “bala no cartucho” para entrar em “guerra de preços”.
Já a técnica de Mark-up consiste na multiplicação de um fator pelo custo do produto. A empresa conhece seus custos e multiplica todos eles por 2 ou por 3, por exemplo, para obter os preços de venda. Essa técnica é amplamente utilizada por pequenas e médias empresas, por ser um cálculo simples. Mas é extremamente perigosa já que não nos traz o resultado obtido com cada um dos produtos negociados pela empresa.
Essas são algumas das principais técnicas de precificação.